sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O MAGICO

Atos 13. 4-....
4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

 
5 E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

 
6 E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,

 
7 O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.

 
8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.

 
9 Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,

 

10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

 
11 Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.

12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

Barbabé e Saulo fazem a sua primeira viagem missionária para Chipre. Conduzidos pelo Espírito Santo, ouviram a Sua voz e atentaram para o Seu chamado. Todos nós precisamos aprender a ouvir a voz do Espírito e Deus e obedecer seu chamado. Jesus nos ensinou a ir e pregar as suas palavras. Quando o Espírito Santo nos mostrar que precisamos ir levar o evangelho, não podemos desfalecer, afinal, quem põe e mão no arado olha pra trás? A mulher de Ló ousou olhar para trás e transformou-se em estátua de Sal. Muitos hoje dentro da Igreja de Cristo reclamam de um vida medíocre e cheio de imperfeições como uma estátua, uma vida em Cristo totalmente parada e morta, feito sal. Será que temos obedecido a voz do Senhor? Se atentamente obedecermos e formos justos para com Ele, com certeza jamais seremos desamparados, mas temos promessa de vida e de vitórias, mas precisamos agradá-lo.

A bíblia nos ensina que é melhor serem dois do que um, Paulo pregava a palavra de Deus junto com Barnabé e ainda tinha João como cooperador. Eles nada temiam, anunciavam a palavra de Cristo aos judeus, mesmo sabendo que não iriam ser aceitos. A bíblia nos diz em João 15.19 que “Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”

Paulo, Barnabé e João não se incomodavam se eles rejeitassem a palavra de Deus. João observou estas coisas e escreveu em seu evangelho. Os judeus nunca aceitaram Cristo como filho de Deus, se sentiam aborrecidos e escarneciam o nome do Senhor, não aceitando a palavra que os apóstolos pregavam.

Após terem navegado chegaram a Pafos, logo encontraram um falso profeta Chamado Barjesus ou Elimas e Sérgio Paulo, o procônsul, homem muito prudente. Primeiramente que quem teme ao Senhor não se mistura com hereges. Tudo aquilo que não é por nós é contra nós. Barjesus disfarçava-se de profeta para conquistar o procônsul, este não teve o dicernimento, coisa que precisamos ter de Deus. Dentro da casa do Senhor tem se manisfestado muitos falsos profetas, tentam imitar a Jesus; Se nós repararmos até o seu nome conhecido na cidade de Pafos era disfarce do nome de Jesus. Pessoas tem feito milagres, maravilhas, curas mas não vivem a vida que o Senhor quer, uma vida santa, reta e íntegra. Lá em Mt 7.22 diz: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? No teu nome não fizemos muitas maravilhas?

O Próprio verso já diz que Elimas era um falso profeta, ou seja, profetizava enganosamente. Muitas pessoas hoje querem atrapalhar seu progresso espiritual, querem impedir seu crescimento em Deus. Cheios do mal inimigos de Deus, rebatem a palavra da verdade, anunciando obras que aos olhos carnais encantam, mas são destruição e morte.

Quando Paulo percebeu a atitude diabólica fixou os olhos em Elimas. Não basta somente estarmos ligados na palavra, precisamos saber de onde provém elas. Será que realmente vem de Deus? Paulo percebeu que não! E repreendendo Barjesus, profetizou que ele ficaria cego, e ficando pedia ajuda as pessoas e todos creram no poder de Deus e se maravilharam.

Esta é a verdadeira obra de Deus, aquela que é manifestada o poder e a glória Dele. Muitos naquela época conheciam as falsas doutrinas e já andavam desconfiados com tanta iniqüidade, foi preciso manifestar-se o poder de Deus para que eles pudessem crer. Creio que o próprio Deus permitiu Elimas atrapalhar aquela obra, para que as pessoas pudessem acreditar e ver que Jesus Cristo é o único Deus.

Precisamos ter a autoridade de Paulo para expulsar tudo que queira nos atrapalhar em crescer na obra de Deus. Até mesmo dentro da nossa igreja, ter a autoridade que Cristo nos concedeu para lançar por terra as pedras de tropeço e os lobos devoradores que disfarçam-se querendo nos confundir. Que o Senhor Jesus venha abrir nossa visão espiritual e que venhamos crescer em graça e conhecimento para que nenhuma doutrina contrária venha querer desfazer nossa novidade de vida.

Mas os crentes estrangeiros são aqueles que aceitaram a Cristo mas tem caso com o diabo, estão dentro da igreja mas não deixaram os costumes do mundo. Barjesus queria desviar a atenção do procônsul pois ele sabia que se este ouvisse, saberia que Elimas estava de engano. É muito melhor quando escolhemos ter a visão dos céus. O procônsul não estava com a sua visão espiritual aberta para saber com quem ele tava andando, apesar dele ser temente a palavra de Deus, estava vivendo como estrangeiro.

Busquemos a perfeição em Cristo. Uma vez morto para o mundo, vivamos somente para Cristo, pois aquele que busca a perfeição livra-se da aparência do mal e não peca. Cuide-se para que você não venha ficar CONFUNDIDO!

Deus vos abençoe.








Nenhum comentário: